Pequeno-almoço (ou lanche) prático e simples, tipo papa, Vegano

Olá. Desta feita partilho convosco aquilo que costuma ser o meu pequeno-almoço, ou ainda refeição após os meus treinos - a qual faço no máximo até duas horas após este (limite máximo para o aproveitamento ideal dos nutrientes para a óptima síntese muscular), mais cedo se der fome (normalmente dá, naturalmente ;)).
 Isto é uma espécie de papa muito prática de fazer, a qual passo a explicar:

Misturo arroz integral já cozinhado, claro, com uma banana esmagada. Acrescento uma colher de sopa de cacau em pó, e finalmente canela e sementes (previamente demolhadas). É só misturar tudo muito bem e desfrutar ;)
Pode-se também acrescentar nozes (ou seja: oleaginosas) por cima para finalizar, mas no momento só tinha mesmo as sementes. 
Se fôr como pós-treino, então nesse caso desaconselho o adicionar das gorduras (ou seja: sementes e cacau), apenas por uma questão de optimização da absorção dos nutrientes que realmente interessam nesta fase, e que são os açúcares / hidratos mais simples e ainda a proteína / aminoácidos.

Esta é uma papa fora do vulgar e original mas no entanto fica muito saborosa e é super saudável e nutritiva. Normalmente como-a fria, mas julgo que dê perfeitamente para aquecer, nos dias mais frios e para maior reconforto :)
Quanto ao arroz integral, normalmente demolho-o previamente, desta forma: cozinho-o por cinco minutos, e de seguida apago o lume e deixo a demolhar / amolecer nessa água por duas horas (convém procederem a esta 'operação' com a antecedência desejada, portanto, para poderem ter o arroz pronto quando dele 'precisem'). No final das duas horas termino então de o cozinhar, por cerca de mais uns vinte minutinhos. Isto só a minha experiência pessoal, mas experimentem a ver como vos cabe melhor. 
Outro método é deixar-se o arroz demolhar de um dia para o outro e depois trocar-se a água e cozinhar como normalmente (um pouco como para as sementes - vide publicação anterior a esta para detalhes). 
Faço estas demolhas por uma questão de tornar o arroz melhor digerível, à semelhança das sementes.

E então, vão ousar experimentar um pequeno-almoço diferente do vosso habitual? ;) Digam-me se gostaram e partilhem comigo as vossas variantes e ideias, se fazem favor.

Sintam-se à vontade para usarem a caixinha de comentários bem como para partilharem esta publicação. Grata pela vossa atenção e sejam saudáveis e felizes; bem-hajam e até à próxima :)

Comentários

Mensagens populares