Empresas de estudos de mercado fraudulentas?

                         
                             
Olá comunidade!
Hoje venho partilhar convosco uma (má) experiência relacionada com uma empresa/"plataforma" de recompensas.

Não sei se já ouviram falar da Nielsen (Portugal) ou não. Esta é uma Empresa que estuda os hábitos dos consumidores por cá.

Ora, no caso e se bem recordo encontrei info sobre a mesma online e fui eu quem voluntariamente se inscreveu, isto por finais do ano transato.

Foi possível marcar hora e data para um contacto telefónico formal por parte da empresa a formalizar a adesão gratuita enquanto colaboradora.

Assim foi: do outro lado da linha uma colaboradora aparentemente até bastante profissional a qual explicou todo o procedimento e formalizou toda 'a coisa'.

Passados uns dias (uma semana, talvez?), mais cedo até do que o previsto, lá me chegou todo o material: um leitor de códigos de barras (com as respectivas pilhas e também carregador); um manual explicativo; outro com as recompensas e sistema de pontos; uma placa magnética para o frigorífico com códigos de barras de produtos a vulso e assim os quais possam não os trazer à partida das lojas; uma esferográfica (com o logo Nielsen) e um saco de pano para compras (idem).

Pareceu-me tudo muito bem e lá instalei primeiramente o tal leitor e deixei-o a carregar conforme recomendado no manual.
Ainda contactei a linha telefónica com algumas dúvidas e tudo foi sempre devidamente esclarecido - novamente: aparentemente tudo bastante fidedigno e profissional.
Foi, inclusive, feita uma chamada-teste a testar o dito leitor.

Foi-me explicado que a empresa recolheria de forma automática os dados por mim registados no leitor ao Domingo pelo final do dia.

Da minha parte o que teria de fazer era registar toda e cada compra (bens alimentares e de higiene, farmácia, etc.) por mim efectuada no tal leitor: ligá-lo, seleccionar "registar compras", a loja em causa inclusive; se foi adquirido com ou sem promo; quantidade; valor total de compras; confirmação de todos os dados inseridos e claro: ler os respectivos códigos de barras.
Portanto ainda uma série de passos mas os quais com a prática acabavam a ser simples e meio que automáticos.

Nisto debrucei-me sobre o catálogo de recompensas a perceber que tipo de recompensas eram (é para o efeito tínhamos ainda um acesso exclusivo de associado no site com uma página nossa), quantos os pontos que eu teria de acumular para receber aquilo que mais desejasse dentro da oferta, etc.

As ofertas iam desde bons telemóveis a epiladoras; relógios; electrodomésticos (pequenos), utensílios de Esteticismo, enfim, já estão a ver a "onda", certo?

Nisto apercebi-me que a recompensa com menos pontos a termos de acumular nunca era para menos que 3 mil pontos (e isto significava receber por exemplo uma Iogurteira.
Um bom telemóvel seria 40 mil pontos?, sinceramente já não recordo ao certo mas não era, garantidamente, menos de 20 mil).

Até aqui tudo bem.
Os pontos a acumular para cada recompensa em si são o que são, restava perceber o realismo de se conseguir acumular esses mesmos pontos e em quanto tempo.

E foi então aqui que todo o esquema fraudulento se revelou, o qual vos passo a descrever porque na altura me dei ao trabalho de somar todas as variantes de acumulação de pontos previstas e possíveis...
Então o esquema funciona assim:

- Acúmulo de 100 pontos semanais:
-ao final de 16 meses (= 1 ano e 4 meses), e sendo que a empresa dá pontos por antiguidade de colaboração e não por frequência ou quantidade de registo de compras...:
= 4800 pontos num ano. FIXOS (novamente: não varia consoante registem mais ou menos compras).
No caso eu iria acumular esse valor mínimo de pontos lá para Fevereiro de 2022.

A esse valor juntemos 450 pontos por total de 2 semestres a colaborar com a empresa:
= 5250 pontos.

A estes valores juntemos 50 pontos (notem que conforme eu disse atrás os pontos para, por por exemplo, adquirir-se um bom telemóvel são na casa dos milhares de pontos e não dezenas) os quais eles oferecem como extra por cada semana - a mais - de antiguidade de colaboração com a empresa, DESDE QUE exista PELO MENOS 1 registo de UMA compra todas as semanas  - portanto até à meia-noite de Domingo.
O que é o mesmo que dizer - novamente - que é indiferente darmo-nos ao trabalho de registar '20 compras todos os dias' ou 1 por semana. Sou tão recompensada por registar '20/dia' como é o meu colega colaborador por registar 1/semana).

Portanto, como dizia: aos 5250 pontos lá de trás mais os 50 semanais:
= 5850 pontos ao final de UM ANO (novamente: a acumular lá para Fevereiro de 2022).

Portanto (relembrando e fazendo aqui um apanhado de tudo): ao final de 16 meses (1 ano e 4 meses) o colaborador acumulará, INVARIAVELMENTE e mediante o mero registo de 1 compra/semana (sendo que no entanto a empresa incentiva a registar-se todo e cada artigo que se adquira) acumula o total de 5850 pontos.

Recordo: as recompensas que mais merecem a pena, tão simples quanto um smartphone, valem uma média de 20 a 40 (?) mil pontos.
O valor mínimo que têm obrigatoriamente que acumular ronda os 3 mil e tal pontos, o que equivale a um repelente ou insecticida eléctrico (facto de catálogo)...

Já entendem, caros amigos, que é só mutiplicarem 16 meses para perceberem quantos ANOS teriam de andar a "colaborar", gratuitamente, com a empresa para poderem receber um relógio, uma epiladora, um televisor LED ou um hoje em dia básico smartphone.

Creio que qualquer um dirá que em alguns meses mais depressa junta esse valor e adquire qualquer um desses artigos do seu próprio dinheiro, sem "voluntarismos", tempo e trabalhos extra...

Só tenho pena de não ter fotografado o protocolo todo, detalhado, de atribuição de pontos da parte deles para partilhar convosco (portanto sempre com o critério de antiguidade: X por semana, mês, semestre, etc. ...), mas de toda a maneira na prática funciona como acima descrito.

Nisto (portanto com estas continhas, TPC feitos) decidi contactar a empresa a cancelar a minha inscrição, isto ao final de uma semana da minha "colaboração".
Não houve problemas, objecções ou tentativas de convencimento em contrário, mais do que o me questionarem do porquê e eu, munida dos dados que tinha lá expliquei os meus 'porquês'.

Puseram-me em linha com mais que uma pessoa diferente e ainda tentaram convencer-me com a justificação esfarrapada de que a empresa funcionava assim (em termos da atribuição de pontos) que era para as estatísticas serem imparciais, pois que em contrário alguns consumidores poderiam adquirir e registar produtos em volume propositadamente.
'Right' 😏.

Uma das colaboradoras admitiu que eu tinha um ponto de vista válido e que como tal eu deveria enviar um e-mail para um departamento lá qualquer específico a partilhar tudo isto, em modos de sugestão de melhoria...

Eu pergunto-me se só eu tenho 2 neurónios na cabeça a funcionarem bem os quais viram logo este esquema (o qual, como já entenderam, não é difícil de apurar) e se mais ninguém se terá queixado do mesmo? Não o creio.

Pelo que é assim, meus queridos.
Espero que tenham achado este conteúdo útil e caso alguns de vós já sejam colaboradores da Nielsen já sabem: saltem fora - é o meu conselho para vós.
Não trabalhem de graça
Se ainda não são: não se metam nisso.
Grata pelo vosso tempo e atenção e um bom fim de semana a todos :)

Comentários

Mensagens populares