'Me Time' - bebida / chá do dia: chá preto

Olá ao/à leitor/a. Hoje venho falar-lhe de chá, nomeadamente a qualidade 'preto', o qual já não consumia há algum tempo e que acho particularmente saboroso.
A planta do chá - Camellia sinensis -  na verdade é uma só e a mesma que dá origem a vários tipos de chá bem conhecidos, como o verde, o branco, e se não estou em erro até mesmo o vermelho. O que os diferencia é apenas o estado de maturação da folha, e com isso, a concentração de químicos / características, o tom e ainda o aroma que depois os distinguem entre si.

Como já deve ter percebido, pessoalmente aprecio muito tomar chás (muito mais que só água, de resto :)), e bem sei que estamos no Verão, pelo que pode parecer uma altura do ano estranha para vir falar de uma bebida que associamos a épocas frias para nos reconfortar, no entanto, todo o chá (normal de infusão) pode ser previamente feito e deixado a refrigerar no frigorífico, uma vez frio, acrescentando-se-lhe o que se prefira, como por exemplo alguma doçura (açúcar mascavado; mel - os que pessoalmente elejo e escolho); e para aromatizar, por exemplo cascas de limão e / ou folhas frescas de hortelã; paus de canela; e se assim desejar, para um toque extra refrescante, acrescentar já na chávena cubos de gelo e / ou de alguma fruta congelada. 
Desta forma, de uma bebida quente passamos a um óptimo, saboroso, saudável e ainda económico refresco de Verão, o qual se pode armazenar num termo, por exemplo, e ser levado consigo para onde fôr, para se ir mantendo hidratado/a ;) 

O chá preto contém alguma cafeína, mais que o Verde mas menos que o café, pelo que deve tomá-lo à sua consideração e conforme as suas limitações (ou não), mas especialmente reserve-o para o período de dia, e uma vez que naturalmente é então (também) um estimulante. Outras características óbvias - de resto partilhadas com muitos outros tipos de chás - são o facto de ser digestivo, e ainda antioxidante.
Se desejar saber mais sobre os benefícios de saúde, e também nutricionais, do Chá (preto), por gentileza consulte a seguinte ligação:

E o/a leitor/a, costuma tomar chá ou nem por isso?
Espero que tenha gostado da dica de hoje e que possa tirar o seu momento para saborear o seu chá, se já faz disso hábito, senão, que experimente, para ter então o seu 'momento' de descontracção do dia e ver que tal gosta de chá ou não :)
Como sempre, sinta-se à vontade para usar a caixa de comentários bem como para partilhar esta publicação. 
Desde já fico-lhe grata pela sua atenção; seja saudável e feliz; bem-haja, até à próxima e aqui (também) é mesmo o caso para se dizer (pelo menos para mim!)... ;)
 
 

Comentários

Mensagens populares