Complementos alimentares à dieta - 'superalimentos' (naturais; Veganos)

Olá. Hoje trago ao /à leitor /a ideias de alimentos que pessoalmente incorporo na minha dieta, os quais embora estando no seu estado natural - não falo, portanto, de alimentos preparados e enriquecidos, ainda que eu também não exclua estes a cem por cento da minha dieta, como cereais e papas de arroz ao pequeno-almoço - são denso-nutritivos, ou seja, são ricos em nutrientes, especialmente minerais, vitaminas e aminoácidos (e gorduras saudáveis), de forma equilibrada, tornando-os assim em complementos nutricionais interessantes à dieta humana, ainda que não sejam um 'staple' da mesma, no sentido de frequência (várias refeições ao longo do dia) e de quantidade.

Assim sendo, os que pessoalmente uso mais / prefiro são (com elucidação geral dos seus constituintes principais):

~ Sementes (foto acima)
. As sementes, sendo a origem da planta no reino vegetal, são naturalmente uma bomba nutricional - em termos de macronutrientes são normalmente mais ricas em lípidos; depois em proteína e finalmente em hidratos de carbono. Em termos de micros, normalmente são ricas em minerais (provenientes da terra onde são plantadas, correcto), como zinco, ferro, potássio, magnésio, etc. etc., e ainda algumas vitaminas.

Pessoalmente costumo consumir mais as de linhaça, as quais compro inteiras e depois passo-as eu em casa com a varinha, o que sai mais em conta e funciona perfeitamente. A linhaça é também muito boa para a regulação intestinal; rica em fibra, e moída é a melhor forma de ser consumida pois inteira (ou mesmo em água) ajuda à mesma à regulação intestinal mas passa directa, pelo que os seus nutrientes não são correctamente aproveitados. 
Por outro lado os grãos e sementes (e ainda leguminosas) no seu estado cru (sem demolhas e / ou sem cozimento) dão alguma resistência intestinal - contêm ácido fítico, algo naturalmente presente nas sementes como protecção contra agentes externos na Natureza, no entanto estes chamados de anti-nutrientes agarram-se aos minerais, precisamente, impedindo um pouco a sua máxima absorção. 
Não é grave pois que parece que o ácido fítico tem também, e por outro lado, alguns benefícios, no entanto, quanto mais não seja e pela questão da digestão, é sempre preferível consumir-se as sementes previamente demolhadas, no caso das sementes mais pequenas; senão, moídas, como aqui no caso da linhaça).

Também costumo usar as de sésamo, mais adicionadas a saladas ou ainda a sumos que faço para pequeno-almoço / lanche. Estas no caso consumo menos mesmo porque sendo tão pequenas não se conseguem triturar nem demolhar convenientemente. Outra que consumo esporadicamente costuma ser a de girassol. 
Cada tipo específico de semente tem os seus benefícios particulares, ainda que muitos sejam partilhados entre si.

Outra opção similar são as nozes (cá mais comummente chamadas de frutos secos; não me refiro apenas ao tipo noz em si), as quais no entanto uso menos; por um lado são mais caras de adquirir e normalmente mais ricas em ómegas 6 e 9 do que 3, pelo que são gorduras mais oxidantes e relativamente às quais não se deve exagerar de todo, mesmo porque como se sabe as nozes costumam ser 'gulosas'. Por fim, consumo-as pouco / menos também porque demolhadas são mais aborrecidas de se comer (e a ideia é serem práticas também para comer no caminho), pelo que a noz que ainda consumo mais mesmo, quando o faço, é a castanha do Maranhão, por ser muito reduzida em ácido fítico (portanto mesmo consumida assim ao natural, sem demolhas nem nada, se digere muito bem) e óptima fonte de Selénio. É ainda carnuda, pelo que é agradável de ser comer (e pessoalmente adoro o sabor, leve mas carnudo). 
Assim sendo, as sementes podem ser incorporadas na dieta de várias formas - quer consumidas só assim como snack, quer incorporadas a refeições e lanches. Passemos já ao próximo:
white coffee cup on background
~ Café
Amado e odiado, já todos conhecemos bem as propriedades do café, pelo menos as mais óbvias (estimulante do sistema nervoso central; para o bem e para o mal :) - motivo principal, de resto, pelo qual muita gente é religiosa fã de café e para além do seu sabor, reconforto, etc.), mas relativamente a benefícios nutricionais o café é um antioxidante, e controla ainda a regulação de insulina, naturalmente.
Pessoalmente tomo-o pouco e é raro até tomar café cem por cento mesmo - normalmente o que tomo é uma dose de uma bebida de chicória com café, a qual contém 60% da chicória, restante então do café.
Pessoalmente tomo café quer para ajudar à digestão, quer nas raras manhãs em que por algum motivo sinta que precise de um empurrãozito extra (nunca tem que ver com falta de sono, pois durmo sempre entre 7 a 8 horas e uma ou outra fico bem) ;) De qualquer das formas sou efectivamente apreciadora de café (como já era o meu pai :)), mas como digo, em moderação, e evitando a partir do final da tarde.
Ainda nas bebidas:
cup of green tea and spoons on rustic wooden table
~ Chá verde
O chá verde partilha alguns dos seus benefícios com o café - antioxidante; estimulante (cafeína contém, como no café, ainda que muito reduzida em comparação com doses equivalente de ambas as bebidas), e no caso em particular tem ainda uma acção de queima sobre as gorduras, razão pela qual as senhoras, em particular, muito gostam de recorrer ao chá verde :)
Pessoalmente consumo-o ainda como digestivo e / ou lá está, para o efeito estimulante mas mais 'suave' relativamente ao café, pelo que aquele se pode tomar mais 'à vontade' que este, digamos assim. No geral aprecio muito chás, e outros há idênticos a este, como por exemplo o (erva-)mate; hortelã-pimenta...
Agora passemos ao que (idealmente? Quando tem de ser) adoça os dito chá e café ;)
 honey dipper and honey in jar on white background
~ Mel
 Ora, já estou a adivinhar o /a leitor /a: 'açúcar'? ;) Pois, mas o mel não é só um simples adoçante desprovido de valor nutricional ;) - mel é um alimento completo (contrariamente ao açúcar / sacarose - por exemplo; o mel contém aminoácidos, o açúcar já não) com bastantes benefícios nutricionais, portanto. Não é à toa que as nossas avós o usavam para os resfriados e afins, juntamente com cházinho de limão, ou ainda que aquele seja considerado o 'ouro líquido' :)
De resto, o mel é mais rico em frutose que em glicose, pelo que mesmo sendo a glicose a nossa fonte primordial de energia, neste caso e como não deixa de ser glicose concentrada (ou seja: uma coisa é comer-se uma batata, ou feijões, que têm também fibras, água e etc., outra só mel em quantidade ;)), é bom saber que a concentração de açúcares, no caso, é maior na frutose, o que torna assim o mel num adoçante de média a baixa absorção insulínica, pelo que em dietas para diabéticos diz-se que não é de todo contraproducente, desde que como em tudo - mas em especial no caso de alimentos concentrados num nutriente, que é aqui o caso - haja moderação. 
Uma colher das de sopa de mel diariamente (quer dividida ao longo do dia nos alimentos, quer por exemplo de seguida logo de manhã), será o bastante para os benefícios.

Para ficar a conhecer melhor então os ditos benefícios do mel, aqui tem uma ligação da Wikipedia, mas pode encontrar facilmente outras complementares, bastando para isso pesquisar, navegando pela web:

E finalmente ('but not least'):
Raw Organic Cocoa Powder Used For Baking 
Pois claro, o meu querido e adorado cacau / chocolate, não poderia jamais faltar ;)
Como sobre este já falei o suficiente na minha anterior publicação [http://avidinhadarosinha.blogspot.pt/2015/05/minha-guloseima-vegana-e-saudavel.html?view=sidebar], penso que assim já esteja 'tudo dito', pelo que para este e se tiver curiosidade, por gentileza é só entrar nessa ligação.

E é isto, querido/ a leitor/ a - exemplos de alguns dos complementos dietéticos que mais utilizo. Como em tudo nesta vida e como dizia, é uma questão de equilíbrio, de consumos sem exageros, e nesse caso, os benefícios ultrapassam mesmo em larga medida os possíveis malefícios :)
Espero que tenha gostado de mais esta deixa e que este artigo tenha sido minimamente esclarecedor para si (ou ainda que tenha provocado em si a curiosidade por mais e maior esclarecimento). 
Sinta-se à vontade para usar a caixa de comentários bem como para partilhar esta publicação. Grata pela atenção e seja saudável e feliz; bem-haja, até à próxima e deixo-o por ora com uma afirmação séria mas divertida para o / a fazer sorrir, assim espero :)

 
 




 



 

Comentários

Mensagens populares