Refeição do dia - a 'boa e velha' sopinha!

Lembra-se, estimado leitor? Espero que não só se lembre, como faça da sopa uma rotina na sua dieta ;)
A sopa é um padrão da dieta mediterrânica - e  ainda bem / por uma boa razão: prática e simples, é muito completa e nutritiva, e pode e deve ser tomada a qualquer altura do dia - no meu caso, como refeição principal mesmo, não apenas como complemento.

Ainda que erradamente associada a classes sociais mais humildes, a sopa na verdade é uma refeição muito equilibrada e saciante - de resto, motivo pelo qual essas 'classes' / pessoas sempre a consumiram como 'combustível' para as suas actividades diárias.
O mito de que as proteínas animais isoladas e concentradas (essencialmente nesse nutriente) é que seriam mais completas (nas doses de cada aminoácido essencial), bem como de maior disponibilidade biológica (que são coisas diferentes, e neste caso isto refere-se a melhor absorção dos mesmos pelo organismo), levou a que com a Revolução Industrial os trabalhadores, então já com mais posses, recorressem a proteína animal achando que (e conforme informação errónea passada pelos jornais de Medicina Norte-Americanos principais que publicavam os estudos científicos, nomeadamente nesta matéria) dessa forma garantiriam a sua dose diária proteica de forma mais eficiente e / ou prática, tendo assim começando a abandonar as refeições de origem vegetal, as quais são - e no entanto - muito mais equilibradas em todos os nutrientes necessários à saúde humana e em perfeito equilíbrio. O mito passou e perdurou até aos dias de hoje. Não crê nisto?:
Então novamente, todos os detalhes e explicação completa sobre esta matéria no artigo que se pode encontrar online no Sítio web do Dr. John McDougall (de resto, o mesmo Doutor que contactou a equipa que publicou erradamente o dito artigo sobre a questão das proteínas animais vs. vegetais, denunciando o erro e fazendo intenção de o ver corrigido publicamente, ainda que sem sucesso - e não, isto não é uma teoria da conspiração). 
Não deixe de ver esta informação pois o tempo que perde pode ser precioso para desmistificar esta questão e quiçá, levar o leitor a ganhar novos e mais saudáveis hábitos alimentares e como sabe, se não se arranja tempo para nos auto-educarmos para a saúde, teremos um dia forçosamente que arranjar tempo para as nossas possíveis futuras doenças :)):
Já agora aproveito para juntar mais um artigo complementar ainda sobre esta matéria (sempre do mesmo Doutor) na minha opinião também muito importante / interessante, porque enquanto o anterior explica o mito da necessidade / superioridade das proteínas animais na dieta humana, este vai mais longe e explica os potenciais problemas de saúde daí advindos, ou seja, porque seria mesmo benéfica a sua dispensa da dieta:

Posto isto, regresso então à minha reconfortante e saudável sopinha :):
Os elementos que esta levou são:
- Milho
- Cebola
- Batata
- Nabo
- Alface
- Couve
- Cenoura
- Sal q.b. (pessoalmente uso grosso iodado); alho em pó; salsa "ralada"

Como já sabe, não utilizo gorduras concentradas e isoladas (à semelhança das proteínas) na minha dieta.
Juntei assim todos os elementos directamente na panela (descascados, cortados e / ou ralados e ainda lavados, naturalmente), juntei a água (a cobrir apenas ligeiramente todos os elementos) e deixo cozinhar por cerca de 25 min., até todos os elementos estarem macios.
Depois é só passar-se tudo (no caso uso a varinha) e está pronta a sopinha. Simples e rápido. Pode e deve ir variando os elementos (leguminosa em causa; vegetais). Muitas vezes faço a sopa sem o amido e já no prato acrescento-lhe arroz integral (tipo a canja, mas sem a galinha, portanto). Também fica muito bom. Se não tiver problemas com a absorção do glúten, outra hipótese ainda é a massa.

Espero que o leitor aproveite a dica e experimente fazer sopas mais vezes, e caso não tenha esse hábito, e que se divirta com a confecção das várias variantes de sopas :)

Sinta-se à vontade para usar a caixa de comentários bem como para partilhar esta publicação. Grata pela atenção e seja saudável e feliz; Bem-haja, tenha um bom dia e até à próxima. Deixo-o com uma provocaçãozita divertida :)



 



Comentários

Mensagens populares