Salada leve e fresca


Olá. Estreio hoje este blogue com uma dica para experimentarem aí por casa fazerem esta salada - quer como refeição; complemento de, ou ainda lanche - completa, equilibrada e leve.
E vamos então directos para a confecção, que quanto a medidas, ajustem ao vosso gosto (como eu fiz) ;) De ingredientes usei:

- Tomate em gomos (com casca)
- Maçã Reineta aos pedaços (com casca)
- Meloa madura (também aos pedaços)
- Sementes de girassol q.b, previamente demolhadas
- Grão de bico (cozido)
 - Pepino (sem casca e cortado em rodelas)
- Aipo (aos pedaços)

Junta-se tudo (após lavado) em uma tigela ou taça, e no caso temperei só com vinagre - não utilizo gorduras isoladas e concentradas na minha dieta (uma coisa é comer-se um abacate, que é muito nutritivo; outra, azeitonas :)) e os alimentos já as têm em perfeito equilíbrio natural :)
As sementes foram previamente demolhadas porque dessa forma são mais fáceis à digestão e elimina-se também o ácido fítico naturalmente nelas presentes (caso não saibam, o ácido fítico - protecção natural das sementes contra os agentes externos - impede um pouco a absorção dos minerais por se ligar a estes). O que faço é só deitá-las num frasco em água com um pouco de sal e vinagre (ou podem usar água de nascente / mineral mesmo, tanto melhor) e deixar estar por oito horas mal tapado. Após esse período pode-se (e deve-se, de resto) mudar a água e guardar então no frigorífico, por poucos dias, ou seja, devem ir consumindo as sementes e mudando a água conforme comece a ganhar odor ou coloração mais forte. Se estes fôrem já muito fortes, deve-se descartar as sementes. Usem os vossos sentidos e ainda o bom-senso.
 Do aipo confesso não gostar particularmente (do seu sabor), mas tinha-o porque cá por casa há quem goste dele, pelo que aproveitei para o juntar nesta salada também.
Podem e devem alterar ingredientes e adaptar aos vossos gosto e conveniência.
De resto, e voltando à salada, 'dispersei' salsa ralada, uma pitada de sal, pimenta, e quanto a temperos foi só. Quanto mais simples, melhor, na minha opinião; é deixar os alimentos falarem por si ;)
Resultou numa salada bem saborosa, leve e fresca, e nutricionalmente equilibrada e completa: proteínas (e minerais, etc.) do grão; gorduras saudáveis, vitaminas e minerais naturalmente presentes nas sementes; hidratos, fibras, água e vitaminas dos vegetais e frutos. Como bónus, saciam quaisquer desejos de uma forma saudável :)
Espero que experimentem e que tenham gostado da ideia, para poderem variar as vossas saladas aí por casa.

Sintam-se à vontade para usarem a caixinha de comentários bem como para partilharem esta publicação. Grata pela vossa atenção e sejam saudáveis e felizes; bem-hajam e até à próxima :)












Comentários

Mensagens populares