Rolinhos (tipo Sushi) Veganos

Boas. Hoje partilho convosco uma nova aventura culinária minha (interesse muito recente, de resto, e graças a esta dieta ;)) do outro dia - sempre muito simples, que para mim o prazer está nas coisas espontâneas e simples da vida... :)

Neste caso inspirei-me em outra receita da minha querida mentora (do 'Fitness') Zuzka Light {https://zuzkalight.com/}, mas como a versão dela levava salmão, e de resto o embrulho (aqui no caso a couve) era pepino o qual na altura eu não tinha por casa, decidi fazer esta versão - Vegana, claro.
Antes de passar directamente à descrição do 'prato', quero apenas fazer a ressalva de que a alimentação Vegana é completa e nutricionalmente equilibrada (a única carência é em vitamina B12, efectivamente, no entanto a sua falta só poderá dar origem a problemas de saúde quando à partida se tem um mau sistema imunitário / problemas intestinais. Ainda assim, se esta fôr uma preocupação pessoal, existem tanto suplementos de vit. B12 como cereais enriquecidos com esta vitamina, e sempre que não haja restrições pessoais ao consumo de cereais, nomeadamente com glúten!).
Aparte isso e no que a óptima nutrição diz respeito, esta é uma dieta perfeitamente equilibrada (de resto, esta - ou ainda a verdadeiramente Vegetariana, e se preferirem - é que são as dietas mais equilibradas em nutrientes, e uma vez que usar-se proteínas e gorduras isoladas e concentradas na alimentação é que não é natural nem equilibrado) em todos os nutrientes: macros e micros: proteínas - e sim, feijões e não só, no fundo tudo - mas com melhor perfil, de facto, nas leguminosas - o que é alimento natural (obviamente, senão as sementes não davam plantas e as plantas frutos... :) Não estavam vivos!; nem eles, nem nós! :p) é rico em todos os aminoácidos essenciais à saúde humana - no mínimo oito que têm de ser consumidos via alimentos; o conjunto dos oito aminoácidos formam o que chamamos comummente de proteína! - e mesmo no reino vegetal estes estão em equilíbrio e dose suficientes para uma boa dieta, e são também de alto valor biológico (ou seja, a sua absorção e biodisponibilidade pelo corpo é óptima - já com proteínas isoladas e concentradas animais, por muita que consumam, não quer de todo dizer que aproveitem bem esses nutrientes / aminoácidos, porque as proteínas animais não se digerem bem...).
Pelo que resumindo: praticamente todo e qualquer alimento vegetal (o praticamente é abrindo excepção, por exemplo, a azeitonas e abacate, que não sendo de todo maus alimentos, também não são para consumir regularmente nem em grande quantidade, por conterem principalmente gordura - sim, seja o seu perfil mais ou menos saudável ;)) é equilibrado em todos os nutrientes: proteínas, gorduras, hidratos (de carbono), vitaminas, minerais, fibras e água.
De resto, as proteínas animais essas sim é que são demasiado concentradas em proteína, como digo (com todos os contras que isso tem - mais à frente ligação), e em valor proteico também, e pouco mais têm a seu favor (mesmo as vitaminas só as têm porque o animal se alimentou de plantas ou cereais...). 
Para mais informações (com suporte científico) para toda esta matéria das proteínas (artigo muito bem fundamentado e completo), e ainda para perceberem como verdadeiramente funciona a natural digestão das proteínas no nosso organismo (quando chegam ao estômago são quebradas novamente em aminoácidos, e daí convertidas em enzimas digestivas para então serem enviadas a todas as funções celulares no corpo e então reconstituídas em proteína... Daí pouco interessar engolir-se montes de proteína animal ao longo de um dia, porque para além dos problemas de saúde que a mesma potencia - mais ou menos biológica :), não interessa :); para questões de saúde e digestão vide também o mesmo artigo - grande parte dos aminoácidos / proteína não se aproveita só assim, para nada) vide por gentileza a seguinte ligação em Inglês (e estejam à vontade, naturalmente, para pesquisarem no mesmo Sítio Web outras matérias sobre Nutrição): 
 {https://www.drmcdougall.com/misc/2007nl/apr/protein.htm} e ainda e naturalmente, outras fontes. Informem-se e usem sempre a vossa intuição e discernimento! ;)

'Arrumado' assim este sempre mui controverso e complexo assunto (Dietas; proteínas... 8-)), passo então à descrição da receita acima (novamente, sem medidas específicas; refiro apenas elementos e preparação):
- Arroz integral cozinhado e previamente demolhado (quanto a esta questão vide publicação anterior, por gentileza)
- Feijão preto (foi a proteína / leguminosa / amido que escolhi - muito rico em ferro, já agora - no entanto podem escolher outro tipo de leguminosa de vossa preferência ou conveniência, naturalmente)
- Folhas inteiras de couve à escolha (cozidas), posteriormente cortadas em tiras mais ou menos largas e sob o comprido (assim: '||')
- Temperos a gosto e cenoura ralada fininha para 'decorar'

A preparação é muito simples: previamente cozidas que estavam as folhas de couve, reservei-as. Juntei numa tigela o feijão e o arroz; temperei-os, e finalmente coloquei um pouco desta mistura  em cada tira de couve, e fui enrolando (na horizontal) e colocando conforme se vê no prato. Finalmente por cima deitei salsa em pó e dispersei a cenoura por cada 'Sushi'.
Comem-se da mesma forma que o Sushi: com ou sem pauzinhos, colocando na boca uma peça inteira; quente ou fria, conforme a preferência. 'Yum' ;)
Muito simples e prático, mas como se vê dá um prato com graça e pode surpreender os vossos familiares e amigos em algum lanche ou refeição, principalmente aqueles que possam torcer o nariz a pratos sem proteína animal - a apresentação e graça despertar-lhes-à interesse suficiente em experimentar, e vocês estarão a fazer um favor às suas saúdes e bem-estar :)
Podem ainda fazer uma variante: colocar mais quantidade de recheio em uma folha inteira de couve (já agora aproveito para referir que a couve também é rica em aminoácidos, e ainda cálcio, entre outros benefícios) e fazerem um wrap! :) 

Espero que tenham gostado desta ideia de Sushi versão Vegana. A ideia aqui não é tanto imitar um prato de proteínas animais (no caso, como se sabe, o normal Sushi de peixe - e não, não é crime - nem mesmo para mim! Não sou radical :) - comer 'uma vez por ano' um pouco de Sushi do clássico, para matar saudades e se se gosta de - uma coisa é comer um pouco de Sushi muito de vem em quando {de resto, os asiáticos nestas coisas sempre foram muito mais sensatos que nós ocidentais, sendo o Sushi disso óptimo exemplo: um pouco só de proteína animal; mais arroz, e a alga}, outra, como nós por cá: termos de ter um naco de carne a cada refeição, ou de resto, nem é refeição decente... :)) mas mais aproveitar a ideia da apresentação e 'brincadeira' de saborear um acepipe - dá também uma boa entrada, ou complemento de festa ou buffet, ou ainda para levar na carteira como snack 'on the go'. Muito prático!  ;)

Sintam-se à vontade para usarem a caixa de comentários bem como para partilharem esta publicação. Grata pela vossa atenção e sejam saudáveis e felizes; bem-hajam e até à próxima :)


Comentários

Mensagens populares